Cláudio Cruz deixará Orquestra Sinfônica após temporada 2011

Agenda internacional cheia foi a justificativa dada pelo maestro



O maestro Cláudio Cruz deixará a regência titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) após a temporada 2011. A orquestra informou que a última apresentação de Cruz será o Concerto de Natal, em dezembro. A saída do músico, que também é primeiro-violino (spalla) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), é atribuída à agenda internacional cheia e à necessidade de Cruz dedicar mais tempo para a família.

De acordo com Cristiane Framartino Bezerra, gestora da orquestra, toda a programação da OSRP foi mantida. O concerto de encerramento da temporada, segundo ela, marca também o lançamento de um CD com produção artística assinada pelo maestro. “Ele fará todos os concertos que já estão programados”, disse.

Cláudio Cruz regeu a Sinfônica de Ribeirão pela primeira vez em 2002. Desde 2005, ocupava o cargo de maestro titular. Assim como ele, Roberto Minczuk, titular da Sinfônica de Ribeirão Preto de 1995 a 2001, deixou o cargo para investir na carreira internacional. “Temos uma tradição de que os maestros efetivamente saem para o mundo.”

A diretoria da OSRP informou que será realizada uma seleção para definir o novo regente em 2012. O estilo versátil, para cumprir com as diferentes atividades da companhia, será um dos critérios da seleção, segundo a vice-presidente da orquestra, Dulce Neves. A data do processo seletivo não foi confirmada. “A diretoria já está em conversa. Estamos recebendo alguns currículos, mas qualquer definição só será anunciada no fim do ano. Até porque há férias em janeiro. O que se pretende é um grande diálogo com todo mundo”, disse Cristiane.