Salão de Arte Contemporânea tem 17 obras a mais e um grande desafio

Mostra pode ser vista até 30 de outubro, na Pinacote Municipal
 
Com 17 obras a mais do que em 2010, o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC) completa 43 anos com sucesso, mas ainda reserva um grande desafio. “Nossa luta é fazer com que o salão se concretize como um dos melhores e mais conceituados do país”, afirma Lídice Salgot presidente da comissão organizadora.


Neste ano, o SAC conta com obras de vários estados do Brasil e com a participação de 40 artistas, entre eles duas piracicabanas: Nati Canto, com uma fotografia, e Simone Ranieri, que participa com duas obras.
















No total são 49 trabalhos entre pinturas, fotografia, desenho, vídeo e instalações. “A cada ano o salão conta com um júri diferente que vai deixando sua marca, então para nós não tem edição melhor ou pior, elas vão se somando e fortalecendo o evento que conseguiu chegar na 43ª edição”, reforça Lídice.
Para ela, o fato de ser regido por lei é determinante em sua consolidação. “A cobertura do poder público é fundamental, assim como o trabalho dos artistas que anualmente fazem parte da comissão organizadora, porque é uma luta constante”, observa.
A motivação para tanto esforço vem do desejo de ver o SAC progredir. “Nosso empenho é para fazer com que a arte seja cada vez mais admirada e entendia pelo público. Se queremos que as pessoas frequentem os museus e apreciem nosso trabalho, então temos que abraçar esta causa”, justifica Lídice.

Interatividade

Diferente do que geralmente se encontra em exposições de arte, quando o habitual é não tocar as obras, no SAC a interatividade impera e chama a atenção.
Você já imaginou ver uma geladeira em uma exposição? E, ainda, poder degustar os refrigerantes que nela estiverem? No SAC isso é possível e palpável. O artista Pablo Vieira é o autor da obra e produtor da bebida que leva o nome de “Eu Pop Soda”.
“A arte contemporânea tem uma questão conceitual muito forte que permite ao artista essa variação do suporte, que pode ser sim a tela, mas pode ser uma instalação ou o que a criatividade sugerir”, explica Lídice.

Para além da mostra

O 43º SAC conta também com o apoio de entidades parceiras e atividades de incentivo à produção da arte, como é o caso da palestra “Processos criativos: métodos, linguagens e singularidade das poéticas visuais contemporâneas”, que será ministrada no próximo sábado (8), às 14h30, no Sesc Piracicaba.
“Um grande diferencial do salão é a questão pedagógica, porque isso faz parte da formação de público e do artista plástico. Em minha opinião, nenhum artista está totalmente formado, estamos sempre aprendendo”, destaca a organizadora.

Serviço

O quê: 43º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
Quando: até 30 de outubro – de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Onde: Pinacoteca Municipal Miguel Dutra (Rua Moraes Barro, 233, Centro)
Quanto: Gratuito
Informações: (19) 3433-4930