Araraquara Rock tem metade do público esperado

Chuva e bandas importantes em apenas dois dias são as justificativas da organização













Apesar de a organização ter a expectativa de 15 mil pessoas nos três dias da 10ª edição do Araraquara Rock, o público total do festival foi de 7,5 mil presentes. A chuva e a falta de um de nome de peso na sexta-feira (8) são as justificativas da Secretaria de Cultura de Araraquara para o baixo número espectadores no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira. Músicos da cidade discordam.

Para Henrique Panela, vocalista da banda Lívora, o adiamento do festival, que chegou a gerar protestos na cidade, teve influência no público. “Quando adiaram o evento, algumas bandas que estavam marcadas e chamaram a atenção, foram canceladas. Acredito que esses escândalos tenham atrapalhado”, lembrou.

Para o músico, o primeiro dia do Araraquara Rock também deveria ter a apresentação de uma banda considerada importante. “Os grupos mais conhecidos são importantes para chamar o público e para os grupos que se apresentam no mesmo dia e procuram seu espaço”, afirmou.

Outro músico de Araraquara, Renan Bamboo, que também prestigiou o Araraquara Rock chegou a dizer no primeiro dia do festival que o baixo número de presentes seria o resultado dos constantes adiamentos do festival.
Secretaria nega influência dos adiamentos
A Secretária Municipal de Cultura, Euzânia Andrade, não compartilha da opinião dos músicos. Ela desconsidera que os adiamentos tenham atrapalhado o Araraquara Rock, bem como o Feban, Festival de Bandas da Unesp, também realizado neste final de semana e foi apontado pelo público como possível causa dos baixo número de pessoas. “São festivais com propósito diferente, não teve nenhuma influência”, disse.

Euzânia afirmou que a expectativa de 15 mil pessoas no festival foi baseada nos números dos anos anteriores. “Porém, no ano passado foram quatro dias de evento. Dentro do que nós tínhamos para o festival, o público está dentro do esperado. No final, o balanço foi positivo”, concluiu.
Bandas de destaque
Uma banda considerada de peso na sexta-feira (8) mudaria o cenário de público, segundo a secretária. “Mesmo com a chuva, o último dia foi o que tivemos mais pessoas por conta do Raimundos, banda mais conhecida”, justifica.

Festival

Na primeira noite, as apresentações foram basicamente de grupos de Araraquara, como Johnny Sue. No sábado (8), o Araraquara Rock foi marcado pelo heavy metal e teve como destaque a banda Hangar que deixou o público animado quando os músicos ainda testavam os equipamentos no palco montado no Teatro de Arena. O grupo de Araraquara a Prey of Chaos, vencedor do concurso Esquentando as Guitarras de 2010, também foi destaque da segunda noite. No domingo, a banda Raimundo, uma das mais esperadas do festival, alcançou um bom público no Teatro de Arena.